Agentes monitoram os casos de dengue em Mato Grosso (Foto: Reprodução /TVCA) |
Mato Grosso registrou 1.443 casos de dengue em apenas sete dias. É o que aponta o balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta quinta-feira (23), que também mostrou que os registros da doença já ultrapassaram os 36 mil casos no estado.
O balanço contabiliza os casos registrados no período de 1º de janeiro a 23 de agosto de 2012. Neste período, Cuiabá lidera o número de registros de dengue com 10.311 notificações. Já Várzea Grande, cidade da região metropolitana da capital, teve um aumento de 320 casos em apenas uma semana e agora possui um total de 2.410 registros da doença. Em Sinop, a notificação é de 4.857 casos e Rondonópolis possui 1.186 notificações.
Em 2012, o estado registrou 36.184 casos de dengue, o que representa que houve um aumento de 251% no número de casos em relação ao mesmo período do ano passado, quando 10.311 registros da doença foram contabilizados.
De janeiro a agosto, 18 mortes foram notificadas em Mato Grosso, sendo que 13 foram confirmadas por exames laboratoriais. As outras cinco mortes ainda estão sob investigação. Cuiabá registrou 5 mortes e Sinop 3. Já as cidades de Aripuanã, Sorriso, Tangará da Serra, Nortelândia e Campo Novo dos Parecis registraram uma morte cada.
Prevenção
A Secretaria de Estado de Saúde alerta a população sobre a importância das medidas de prevenção contra a dengue. As pessoas devem manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
Fonte: G1 MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário