Reuniões entre operadoras de celular e agência vão continuar na próxima semana
Como a partir da próxima segunda-feira (23) as operadoras TIM, Claro e Oi estão impedidas de vender novos chips de celular, as empresas devem se reunir durante toda a semana que vem com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para debater as medidas que serão adotadas para solucionar os problemas na prestação dos serviços.
Nesta sexta-feira (20), sete executivos da Oi, entre diretores de regulamentação e de planejamento, se reuniram com o superintendente da Anatel, Bruno Ramos. Segundo o representante da agência reguladora, a reunião foi bastante estratégica, mas a empresa não apresentou planos concretos de investimentos. No entanto, a operadora informou que vai cumprir a determinação da Anatel.
Nos encontros que aconteceram na última quinta-feira (19), com executivos da TIM e da Claro, também não houve apresentação de um planejamento como a agência solicitou.
— Nenhuma empresa até agora apresentou plano completo. A Claro trouxe muita informação, mostrou o trabalho. A TIM também trouxe informação, mas precisa modificar algumas coisas. E a Oi já se comprometeu que na segunda-feira, com equipe de engenharia, vai propor o plano.
Até agora, as empresas apresentaram planos de investimentos anuais e a Anatel quer um planejamento mensal. Além disso, a agência pediu o detalhamento dos indicadores de qualidade das empresas.
Melhorias em dois anos
Os encontros entre os empresários e a Anatel são longos e bastante técnicos. A expectativa da Anatel é que, nas reuniões da semana que vem, sejam estabelecidas as metas para as empresas. Além disso, deve ser definido o plano de acompanhamento e fiscalização da agência. Por enquanto não há prazo para que as vendas de novos chips sejam liberadas.
A expectativa da Anatel é que em dois anos o consumidor possa sentir a melhoria na rede das operadoras. No entanto, segundo o superintendente da Anatel, o atendimento nos call centers deve ter uma melhoria imediata.
— Em termos de atendimento, a expectativa da Anatel é que ocorra rapidamente uma melhoria para o cidadão. Com relação à rede, como nós estamos pedindo um plano para dois anos, naturalmente durante esses dois anos vão acontecer melhorias graduais.
Mais empresas notificadas
Além da TIM, da Oi e da Claro, que foram punidas com a suspensão da venda de novas linhas, outras operadoras também foram notificadas.
De acordo com a Anatel, as empresas Vivo, Sercomtel e CTBC também precisam apresentar o plano de investimentos e as estratégias de melhoria no atendimento aos clientes.
No entanto, elas não correm o risco de ter as vendas suspensas. As reuniões com essas empresas também devem ocorrer na semana que vem.
Fonte: R7
Nenhum comentário:
Postar um comentário