domingo, 22 de julho de 2012

Nenhuma empresa apresentou um plano ideal de investimentos

Reuniões entre operadoras de celular e agência vão continuar na próxima semana


Como a partir da próxima segunda-feira (23) as operadoras TIM, Claro e Oi estão impedidas de vender novos chips de celular, as empresas devem se reunir durante toda a semana que vem com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para debater as medidas que serão adotadas para solucionar os problemas na prestação dos serviços. 

Nesta sexta-feira (20), sete executivos da Oi, entre diretores de regulamentação e de planejamento, se reuniram com o superintendente da Anatel, Bruno Ramos. Segundo o representante da agência reguladora, a reunião foi bastante estratégica, mas a empresa não apresentou planos concretos de investimentos. No entanto, a operadora informou que vai cumprir a determinação da Anatel. Nos encontros que aconteceram na última quinta-feira (19), com executivos da TIM e da Claro, também não houve apresentação de um planejamento como a agência solicitou. 

— Nenhuma empresa até agora apresentou plano completo. A Claro trouxe muita informação, mostrou o trabalho. A TIM também trouxe informação, mas precisa modificar algumas coisas. E a Oi já se comprometeu que na segunda-feira, com equipe de engenharia, vai propor o plano. Até agora, as empresas apresentaram planos de investimentos anuais e a Anatel quer um planejamento mensal. Além disso, a agência pediu o detalhamento dos indicadores de qualidade das empresas. 

 Melhorias em dois anos 

Os encontros entre os empresários e a Anatel são longos e bastante técnicos. A expectativa da Anatel é que, nas reuniões da semana que vem, sejam estabelecidas as metas para as empresas. Além disso, deve ser definido o plano de acompanhamento e fiscalização da agência. Por enquanto não há prazo para que as vendas de novos chips sejam liberadas. A expectativa da Anatel é que em dois anos o consumidor possa sentir a melhoria na rede das operadoras. No entanto, segundo o superintendente da Anatel, o atendimento nos call centers deve ter uma melhoria imediata. 

— Em termos de atendimento, a expectativa da Anatel é que ocorra rapidamente uma melhoria para o cidadão. Com relação à rede, como nós estamos pedindo um plano para dois anos, naturalmente durante esses dois anos vão acontecer melhorias graduais. 

  Mais empresas notificadas

Além da TIM, da Oi e da Claro, que foram punidas com a suspensão da venda de novas linhas, outras operadoras também foram notificadas. De acordo com a Anatel, as empresas Vivo, Sercomtel e CTBC também precisam apresentar o plano de investimentos e as estratégias de melhoria no atendimento aos clientes. No entanto, elas não correm o risco de ter as vendas suspensas. As reuniões com essas empresas também devem ocorrer na semana que vem.

Fonte: R7

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