"Estamos muito felizes é um momento de muita alegria para toda comunidade mutuense", disse a primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, que acompanha o prefeito. Conforme Só Notícias já informou, a oficial de Programas e Projetos da Abrinq, Letícia Souto Maior, já havia encaminhado documento para o município onde informava que "a análise das informações do município de Nova Mutum, durante o processo de avaliação, possibilitou observar significativa evolução nos dados monitorados durante a gestão, levando a indicação do gestor municipal a concorrer na categoria de Destaque Nacional".
Na solenidade de premiação, hoje, o Programa Prefeito Amigo da Criança encerrou a gestão municipal 2009-2012. Uma das últimas etapas do processo de avaliação foi uma visita técnica de representantes da Abrinq, no mês passado. Na ocasião foram visitadas as estruturas de assistencial social - Creas, Cras, Caica - e a outros serviços como escolas de Educação Infantil, Unidades do Programa Saúde da Família, concluindo com audiência no Gabinete do Prefeito.
"As ações voltadas à garantia de direitos de crianças adolescentes integram um programa de promoção e valorização das pessoas dentro duma política de desenvolvimento humano, que implantamos no início do nosso governo", disse Lírio. "Quem ganha com isso é a nossa comunidade. Porque o resultado desse trabalho é a melhora da qualidade de vida das pessoas, seja pela ampliação da oferta dos serviços públicos - saúde, educação, assistência social, esporte e lazer, etc - seja pela efetivação dos direitos que são no fim de tudo a garantia para efetivação da cidadania", explica a primeira dama e secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager.
A Fundação Abrinq defende: o pré e pós-natal no acompanhamento da gestante; a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê; a licença maternidade até os seis meses de vida do bebê; acesso à educação sexual e reprodutiva e aos métodos contraceptivos; os cuidados com a saúde bucal desde o nascimento do bebê; acesso à nutrição balanceada; acesso aos equipamentos de saúde; controle de vacinação de crianças; acesso a saneamento básico e água tratada; ampliação e fortalecimento das equipes de saúde na família; a sexualidade saudável na adolescência e a prevenção da gravidez precoce; a prevenção e acesso ao tratamento ao uso de drogas; e a atenção à saúde mental.
Fonte: Só Notícias/Marcio Uhde, de Nova Mutum
Nenhum comentário:
Postar um comentário